Força na peruca!

O título desta postagem faz referência a um projeto da Fundação Laço Rosa, uma instituição que foi criada em 2011 por conta das experiências de Aline Lopes, já falecida, e de sua família. Aline descobriu que tinha câncer de mama durante a gravidez. Imaginem. Passou por várias sessões de quimioterapia, e, além disso, se submeteu a uma mastectomia. O foco inicial do belo trabalho que desenvolvem foi o de prestar orientações às mulheres com câncer de mama, servindo, também, como fonte de inspiração a todos os que passam por essa difícil fase na vida.

Uma forma de ajudar pacientes com câncer a recuperarem sua autoestima é doando cabelos, que se tornarão perucas nas mãos de quem sabe confeccioná-las. Os cabelos de quem se submete ao tratamento contra a doença caem, notadamente com alguns tipos de quimioterápicos utilizados. Normalmente não ocorre queda de cabelo no tratamento radioterápico, a menos que o alvo seja a cabeça.

Pensando numa forma de ser solidário, e já que os medicamentos que precisa tomar o descartam momentaneamente como doador de sangue, meu filho primogênito me deixou extremamente orgulhoso ao tomar a decisão de doar, hoje, uma mecha de seus cabelos. Fizemos uma breve pesquisa na Internet e decidimos utilizar o método da Laço Rosa. É bem simples, basta clicar na imagem ao lado e seguir as instruções.

Há vários salões de beleza parceiros do Programa Força na Peruca. Só na Cidade do Rio de Janeiro encontramos muitos deles em pelo menos 18 (dezoito) bairros, mas as doações também podem ser feitas em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, e em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Piauí, etc. Existem outras instituições que também aceitam e incentivam as doações de cabelos, como por exemplo a Rapunzel Solidária (São Paulo/SP), a Tesoura Sem Ponta (Campinas/SP), a Associação dos Amigos da Mama (Niterói/RJ), a Atitude na Cabeça (Curitiba/PR), a Força na Peruca II (Vilhena/RO), o Instituto do Câncer do Ceará (Fortaleza/CE), a Rede Feminina de Combate ao Câncer (Brasília/DF)…

Seguem algumas informações importantes para você que quer doar cabelos, ou que conhece alguém que queira praticar esse ato de amor:

1) A maioria das instituições exige que o tamanho seja de, pelo menos, 20 cm. Se não tiver, é preciso esperar que ele cresça mais de forma a possibilitar a doação.

2) É importante que o cabelo esteja limpo e completamente seco.

3) É preciso que o cabeleireiro amarre os fios com um elástico antes de cortá-los. Nesse momento, eles não podem estar escovados ou com chapinha, é preciso que sejam enviados em sua forma natural.

4) Em seguida, os fios devem ser colocados em um saco plástico e não podem encostar no chão.

5) Cabelos com química podem ser utilizados para confeccionar perucas.

6) Escolher uma instituição séria e de credibilidade é fundamental para garantir que ninguém tire proveito da boa ação. Além de fornecer perucas gratuitas para quem precisa delas, as ONGs oferecem uma oportunidade de negócio para quem quer trabalhar e tem interesse em aprender a confeccionar perucas.

Solidariedade é fazer o bem,
sem olhar a quem…É doar não só
o que não te serve mais,
mas também aquilo que
você tem em abundância
seja material ou espiritual.
Solidariedade é um gesto de amor,
praticado por pessoas
de coração puro
e de alma generosa.

                               Rosangela Zorio

Sobre Mauro Blanco

Sou carioca da gema, morador da Zona Oeste, tricolor, bacharel e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e servidor concursado da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Já atuei como Oficial Temporário no Exército Brasileiro, na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (como Subgerente na Gerência de Vetores), na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (como Coordenador de Controle de Vetores, Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde e Diretor do Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho), e na Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, instância pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, como Subsecretário.
Esta entrada foi publicada em Diversos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas para Força na peruca!

  1. Edinaldo disse:

    Adorei o post, Mauro! Queira transmitir meus parabéns para o seu garoto!! A humanidade ainda tem jeito!

    • Mauro Blanco disse:

      Tem jeito sim, querido amigo Edinaldo, depende exclusivamente de nós. Transmitirei sua mensagem de carinho e incentivo ao meu primogênito. Muito obrigado!

  2. Angela Paschoal disse:

    Belo gesto! Informação e doação juntas em prol da solidariedade. Parabéns aos envolvidos.

  3. Nilde Marques disse:

    Belo post, somente realizadas por pessoas de bom coração. Abraços. Nilde

  4. Câmara disse:

    Excelente exemplo de solidariedade!
    Parabéns pela atitude!
    Exemplo este que deve ser seguido por parte dos cidadãos do bem.
    Deus continue abençoando, protegendo e prosperando vc e família.
    Forte abraço

  5. Eduardo Panzariello Duque disse:

    Olá meu querido, como sempre um excelente tema, excelente abordagem e explanação de um assunto de extrema importância que exige amor ao próximo, grande sensibilidade e que acaba divulgando esse lindo trabalho e gera um enorme prazer em participar, Parabéns ao filhão (tem a quem puxar), a minha esposa e filha já fizeram essa doação também, mais de uma vez inclusive, Toda sorte de bênçãos da parte de Deus para tua preciosa vida meu amigo, grande abraço!

    • Mauro Blanco disse:

      Amigo Eduardo, muito obrigado pelas suas gentis palavras. Enviarei suas considerações ao meu primogênito. Parabéns a essa querida Família, que mora em meu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *