O tema pode ser um pouco constrangedor, mas em tempos de pandemia de Covid-19 muitos conhecidos faleceram e permaneceram com perfis ativos no Facebook. Eu próprio já cometi – confesso que por algumas vezes – gafes imperdoáveis parabenizando pessoas que já estavam mortas em suas datas natalícias. Sentia-me profundamente consternado quando algum parente do(a) falecido(a) informava, não raro em minutos após minha postagem, que a pessoa já não se encontrava entre nós. Você já passou por isso?
O Facebook aceita a transformação do perfil de usuários em memorial, uma maneira de dizer a todos que aquela pessoa já faleceu e que restou naquela rede social a devida homenagem póstuma, que permanecerá lá, virtualmente, para sempre. A expressão “em memória de” ficará exibida ao lado no nome da pessoa em seu perfil.
Se você já é coroa como eu, tem filhos, sobrinhos, netos, amigos queridos (o ideal é que sejam mais novos, claro!), pode pedir a ajuda deles para transformar, quando for o momento, seu perfil. Não é difícil.
Para começar entre no seu perfil do Facebook e siga os passos abaixo:

No canto superior direito, clique no triângulo da extremidade.

Após isso, entre nas “configurações e privacidade”.

Clique em “configurações”. Em seguida vá para as “configurações gerais da conta” e edite as “configurações de transformação em memorial”.

Selecione o seu “contato herdeiro”. No meu caso é meu filho primogênito. Apenas maiores de 18 anos podem selecionar um “contato herdeiro”.
O “contato herdeiro” não poderá entrar em sua conta, ler suas mensagens e nem remover amigos ou fazer novas solicitações de amizade, mas poderá:
– Escrever uma publicação fixada no seu perfil (por exemplo, para compartilhar uma mensagem final em seu nome ou fornecer informações sobre o funeral).
– Ver publicações, mesmo que você tenha configurado sua privacidade como Somente eu.
– Decidir quem pode ver e publicar homenagens, se a conta transformada em memorial tiver uma área para isso.
– Excluir publicações de homenagens.
– Alterar quem pode ver as publicações em que você está marcado.
– Remover suas marcações publicadas por outra pessoa.
– Responder a novas solicitações de amizade (por exemplo, amigos de longa data ou membros da família que ainda não estavam no Facebook).
– Atualizar a foto do perfil e a foto da capa.
– Solicitar a remoção da conta.
– Caso tenha ativado a análise da linha do tempo, o contato herdeiro poderá desativar a exigência de análise de publicações e de marcações antes que elas apareçam na seção de homenagens.
– Baixar uma cópia do que você compartilhou no Facebook.
Você também pode excluir sua conta do Facebook após o falecimento, sem precisar com isso selecionar um “contato herdeiro”. Basta que algum amigo ou parente informe o óbito.
Para relatar um óbito, siga os passos seguintes:

No canto superior direito, clique no triângulo da extremidade e vá para “ajuda e suporte”.

Clique em “central de ajuda”.

Clique em “políticas e denúncias”.

Vá em “como administrar a conta de uma pessoa falecida”. Lá você pode memorizar ou excluir uma conta pelo link “entre em contato conosco”.

No formulário próprio, algumas informações serão solicitadas, como o URL do perfil da pessoa falecida no Facebook, a data do óbito, a certidão de óbito digitalizada e um e-mail válido do(a) comunicante.