Memorial do Facebook

O tema pode ser um pouco constrangedor, mas em tempos de pandemia de Covid-19 muitos conhecidos faleceram e permaneceram com perfis ativos no Facebook. Eu próprio já cometi – confesso que por algumas vezes – gafes imperdoáveis parabenizando pessoas que já estavam mortas em suas datas natalícias. Sentia-me profundamente consternado quando algum parente do(a) falecido(a) informava, não raro em minutos após minha postagem, que a pessoa já não se encontrava entre nós. Você já passou por isso?

O Facebook aceita a transformação do perfil de usuários em memorial, uma maneira de dizer a todos que aquela pessoa já faleceu e que restou naquela rede social a devida homenagem póstuma, que permanecerá lá, virtualmente, para sempre. A expressão “em memória de” ficará exibida ao lado no nome da pessoa em seu perfil.

Se você já é coroa como eu, tem filhos, sobrinhos, netos, amigos queridos (o ideal é que sejam mais novos, claro!), pode pedir a ajuda deles para transformar, quando for o momento, seu perfil. Não é difícil.

Para começar entre no seu perfil do Facebook e siga os passos abaixo:

No canto superior direito, clique no triângulo da extremidade.

Após isso, entre nas “configurações e privacidade”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique em “configurações”. Em seguida vá para as “configurações gerais da conta” e edite as “configurações de transformação em memorial”.

Selecione o seu “contato herdeiro”. No meu caso é meu filho primogênito. Apenas maiores de 18 anos podem selecionar um “contato herdeiro”.

O “contato herdeiro” não poderá entrar em sua conta, ler suas mensagens e nem remover amigos ou fazer novas solicitações de amizade, mas poderá:

– Escrever uma publicação fixada no seu perfil (por exemplo, para compartilhar uma mensagem final em seu nome ou fornecer informações sobre o funeral).

– Ver publicações, mesmo que você tenha configurado sua privacidade como Somente eu.

– Decidir quem pode ver e publicar homenagens, se a conta transformada em memorial tiver uma área para isso.

– Excluir publicações de homenagens.

– Alterar quem pode ver as publicações em que você está marcado.

– Remover suas marcações publicadas por outra pessoa.

– Responder a novas solicitações de amizade (por exemplo, amigos de longa data ou membros da família que ainda não estavam no Facebook).

– Atualizar a foto do perfil e a foto da capa.

– Solicitar a remoção da conta.

– Caso tenha ativado a análise da linha do tempo, o contato herdeiro poderá desativar a exigência de análise de publicações e de marcações antes que elas apareçam na seção de homenagens.

– Baixar uma cópia do que você compartilhou no Facebook.

Você também pode excluir sua conta do Facebook após o falecimento, sem precisar com isso selecionar um “contato herdeiro”. Basta que algum amigo ou parente informe o óbito.

Para relatar um óbito, siga os passos seguintes:

No canto superior direito, clique no triângulo da extremidade e vá para “ajuda e suporte”.

 

 

 

 

Clique em “central de ajuda”.

 

 

 

 

 

 

Clique em “políticas e denúncias”.

Vá em “como administrar a conta de uma pessoa falecida”. Lá você pode memorizar ou excluir uma conta pelo link “entre em contato conosco”.

No formulário próprio, algumas informações serão solicitadas, como o URL do perfil da pessoa falecida no Facebook, a data do óbito, a certidão de óbito digitalizada e um e-mail válido do(a) comunicante.

Sobre Mauro Blanco

Sou carioca da gema, morador da Zona Oeste, tricolor, bacharel e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e servidor concursado da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, lotado na Superintendência de Vigilância Sanitária. Já atuei como Oficial Temporário no Exército Brasileiro, na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (como Subgerente na Gerência de Vetores), na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (como Coordenador de Controle de Vetores, Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde e Diretor do Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho), na Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, instância pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, como Subsecretário, e na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, também Prefeitura do Rio, como Chefe de Gabinete.
Esta entrada foi publicada em Diversos e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *